O setor apresentou suas prioridades durante o Fórum Parlamentar Catarinense

 

O evento realizado em Criciúma nesta sexta-feira (24) teve por objetivo apresentar as principais pautas da região. Foi organizado pelo deputado federal Daniel Freitas (PSL) e contou com a presença do Governador Carlos Moisés e do Ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque. A iniciativa é da Frente Parlamentar Catarinense, bancada composta pelos 16 deputados federais e 3 senadores catarinenses. Deputados estaduais, prefeitos, vereadores e diversos representantes da sociedade civil do sul do estado também estiveram presentes.

Elias Caetano subiu à tribuna para chamar a atenção para o panorama hostil ao setor no âmbito legislativo 

(FOTO: Deize Felisberto/ACIC)

 

Para o Diretor Executivo do SINPLASC, Elias Caetano, foi um grande momento para o setor afirmar sua importância para a região e para o estado. “É fundamental que a indústria local demonstre a sua força e se manifeste em defesa dos frequentes ataques impostos aos seus produtos, especialmente diante de um público tão representativo e com poder de decisão, como as autoridades que estavam presentes nessa ocasião. Obtivemos várias manifestações de apoio.” destacou o executivo.

Atualmente 56 projetos tramitam no congresso nacional ameaçando a atividade. As matérias propõe o banimento de produtos, pondo em risco a viabilidade da maior parte das indústrias da região.

“Existe muita desinformação sobre esse tema. Reconhecemos o problema sério que é o impacto ambiental causado pelo descarte incorreto, mas defendemos medidas que sejam realmente eficazes. Elevaram o plástico à categoria de vilão ambiental, especialmente os principais produtos produzidos aqui no sul do estado como copos descartáveis, canudos, bandejas e sacolas. Não podemos deixar que essas matérias avancem no congresso pois as nossas empresas ficarão sem alternativas e teriam que fechar. Atualmente o setor representa  a segunda atividade econômica de toda a região, seria um risco para todo o sul do estado!” alertou Caetano.

“Também somos o segundo polo reciclador do país, portanto conhecemos o potencial de ganho de escala dessa atividade e defendemos que políticas de incentivo são a solução mais efetiva para o problema, evitando que mais plásticos cheguem ao mar e recolhendo e reaproveitando os materiais que já estão indevidamente no ambiente.” concluiu.

O setor também fez referência à Lei estadual nº 17.727/2019 dos canudinhos, recentemente sancionada pelo governador Carlos Moisés. “Santa Catarina está dando um grande exemplo com essa Lei, que foi muito bem construída na ALESC e representa um verdadeiro marco para o nosso setor. Ela é muito mais avançada, inovadora e positiva que um mero banimento, por isso precisamos compreendê-la bem para implementá-la e promovê-la. É essa tipo de Lei que queremos tramitando em Brasília! Obrigado governador!” finalizou.

Um ofício contendo os pleitos específicos do setor foi deixado com a equipe de gabinete do Deputado Daniel Freitas para ser distribuído aos demais integrantes da Frente Parlamentar Catarinense e às demais autoridades presentes.

 

A importância do polo plástico instalado na região sul catarinense:

  • 300 indústrias instaladas na região;
  • 10.000 empregos diretos gerados;
  • Segunda atividade econômica da região sul catarinense;
  • Entre os 16 principais vetores de desenvolvimento econômico do Estado, conforme PDIC/FIESC;
  • Principal polo nacional na produção de descartáveis;
  • Segundo polo de reciclagem do país em número de empresas e empregos;
  • Segmento de embalagens flexíveis expressivo no mercado nacional.

 

Outras informações relacionadas em http://www.acicri.com.br/pautas-da-região-sul-sc

ASSOCIE-SE

Compromisso com o desenvolvimento da nossa indústria. Sindicato forte, indústria competitiva.

O SETOR

Clique para conhecer as principais informações e tenha acesso aos indicadores do seu setor.

AGENDA

Prestigie os eventos promovidos e apoiados por seu Sindicato e Associação. Confira as datas.

Clique aqui e acesse indicadores, tendências e demais informações sobre o setor da sua indústria.

Portal Setorial

Posiciona o setor industrial e a sociedade catarinense sobre as obras de infraestrutura no Estado.

Monitora FIESC

Contato


captcha
Powered by BreezingForms

Localização


Rua Ernesto Bianchini Góes, 91 - Próspera ⁞ Edifício Centro Empresarial de Criciúma Sala 201 ⁞ Criciúma/SC ⁞ CEP: 88815-030 ⁞ Telefone: (48) 3461-0933 / (48) 3442-6344